Manual para sabotar seu instinto de autossabotagem

Rodrigo Piloto Moreti
Inquietaria
Published in
4 min readJan 16, 2018

--

O famoso tiro no pé. Você decide que quer fazer algo novo. Ou, precisa terminar uma tarefa. Ou ainda, acabou de receber uma oportunidade. E qual a sua primeira reação? Fazer de tudo para que aquilo não aconteça.

Tá de saco cheio disso?

Bora chamar o guincho pra te tirar dessa areia movediça — onde uma parte de você quer entrar com cadeira de praia e guarda-sol — mas outra parte não acha uma boa maneira de passar as férias.

Aqui vai um guia com dicas bem honestas pra você mostrar pra si quem você prefere ser. Favor ler com carinho.

Observe o seu plano de sabotagem.

O que você está sabotando? Seu futuro profissional? Sua reputação? E qual sua estratégia de sabotagem? Interromper? Adiar? Coloque-se contra a parede. Reconhecer é o primeiro impulso pra sair de qualquer estado indesejado. Depois se dê um aperto de mão bem apertado, e continue lendo, pelo amor.

“Medo”

Se uma oportunidade, tarefa ou ideia não dá medo, é porque não é relevante o suficiente pra você. É porque não te toca. Logo, se você se sente assim, ótimo sinal! :)

“Não vou conseguir ser original”

Originalidade é um mito. Grandes artistas não inventam: eles imitam e aprimoram. Picasso mesmo adorava dizer que os melhores roubam. Essa é a essência da criatividade. A realidade é só remix. Uma mão lava a outra. E tá tudo certo! Sirva-se de referências, aprenda com elas.

“Se eu fizer isso, vão me achar uma fraude”

Você não é o(a) único(a) e essa é a vantagem. É tanta gente preocupada em chamar a atenção e ser julgada, que mal conseguem reparar em você. E outra: tem certeza que você quer parecer um boneco de cera? Sem nenhuma esquisitice?

“Nunca consegui ser uma pessoa produtiva… não é agora que eu vou”

A cabeça cheia de ideias… Você sempre interrompe o que começou? Ah, imagine um guia para parar de procrastinar. Uhum, ele existe. Acesse e seja feliz!

“Vai demorar demais para ver o retorno desse esforço”

O prazer da escalada pode valer mais do que a chegada ao cume. Nuvens (trabalho excessivo, fama, vaidade…) podem ocultar a paisagem lá de cima. Aproveite enquanto não chega para ver tudo que puder e respirar ar puro. #pas

“Caminho certo?”

Sucesso não é preto no branco. Relacionamentos bem-sucedidos, por exemplo, não são um mar de rosas 100% do tempo. Falhar é fundamental para descobrir onde se acertou. Errou uma vez? Da próxima, acerte. Ou erre rápido e resolva rápido. É o que chamam de errar melhor.

“Se é pra errar, melhor nem tentar”

Mas já parou para pensar que não errar é que é letal? Einstein cantou a bola: “só não erra quem nunca tentou nada novo”. Bora desistir dessa história de ser o escultor e o mármore ao mesmo tempo?

“Hmmm… o fracasso até que tem seu charme”

Bem, você pode estar romantizando. Desejando pertencer ao “grupo dos fracassados”. Nada contra. Felicidade demais irrita, porque costuma estar associada à falta de consciência sobre os podres do mundo. Mas tem certeza de que você quer uma overdose de infelicidade? Não prefere só um shot hoje?

“O desconhecido me bloqueia”

Você nunca vai conhecer tudo, mas pode perfeitamente dominar um assunto ou uma habilidade, se estudar e praticar. Fernando Pessoa: “Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.” Eita que você vai sair daqui escrevendo cartinha de amor pros crush tudo.

“Se não for ficar perfeito, nem faço”

Pessoas em dietas muito rígidas, quando quebram a regra uma só vez, se entregam de vez. Essa é a lógica do perfeccionismo: destrutiva, não criativa. E nada estratégica.

“Fora que eu nem admiro tanto assim essas pessoas <bem-sucedidas>”

O que você vê como triunfo pode ser bem diferente do ideal de triunfo que o “sistema” prega. Por ex: ganhar muito dinheiro pode nem ser um sonho seu, mas você achou que era. E às vezes, é mais fácil saber o que você não quer do que aquilo que quer.

“Sou só eu?”

Não. A autossabotagem também desgasta quem quer você feliz. Levar em conta os sentimentos dessas pessoas além do seu próprio impulso seria uma linda forma de reagir. De sabotar com gosto o seu instinto de autossabotagem.

Entrou uma pessoa e saiu outra desse post? Ou pelo menos um pouco mais consciente?

A Suzano é uma empresa apaixonada pela transformação que as ideias causam.

--

--