Inquietaria

Você não precisa “largar tudo” para fazer o que ama!

Tempo de leitura

Quase toda semana aparece uma história nova de alguém que largou tudo para “fazer o que ama”. Uma legião de pessoas curte, compartilha e marca todos os amigos que estão infelizes em seus empregos atuais e fica aquela sensação de que para ser feliz nessa vida você precisa “largar tudo”. Mas será que é isso mesmo?

Você não precisa vender brigadeiro para ser feliz

Cara, vou te dizer a realidade por trás da maioria das pessoas que largaram tudo para fazer algo incrível: elas se planejaram muito bem, fizeram uma pesquisa de mercado para entender qual produto poderiam oferecer, estruturaram um plano de negócio e provavelmente gastaram uma boa grana para viabilizar tudo isso. Ou seja, não é uma decisão tomada de uma hora para outra, num momento de epifania.

Se você acha que empreendedorismo é para você, vai fundo! O SEBRAE tem vários cursos online gratuitos para te ajudar a montar o seu negócio. Se essa vida de ser seu próprio chefe não é a sua praia, não se desespere: a gente te garante que é possível ser feliz e fazer o que você ama trabalhando em uma empresa, sem precisar largar tudo, ok? 😉

Leia também: E os jovens que não podem largar tudo para viajar o mundo ou fazer brigadeiro?

Fazer o que ama também inclui coisas “chatas”

Não existe um só trabalho no mundo onde você só fará o que ama! Pode procurar, não existe. E não estamos falando isso para te desanimar não; queremos que você não crie expectativas erradas! A diferença é que, quando você tem um trabalho que ama, você supera qualquer desafio sem nenhum problema! Reuniões maçantes? Você tira de letra. Aquelas tarefas que você acredita que sejam desnecessárias, mas precisa fazer? Faz tudinho, e faz bem feito! No final do dia você perceberá que tudo faz parte de um propósito maior, que te motiva a continuar levantando todos os dias para trabalhar! 😉

Você acha que a pessoa que largou tudo para vender brigadeiro não faz tarefas que ela considera chatas? Pagar fornecedores, ir ao banco, fazer entregas, divulgar o produto, negociar empréstimos, contratar pessoas, cuidar das pessoas com quem trabalha, pagar salários e encargos…

Leia também: Fazer o que ama é também fazer mais do que a sua função determina.

Não é porque essas pessoas largaram tudo que você também será feliz fazendo isso!

Um dos maiores mitos da sopa de letrinhas que são as novas gerações – X, Y , Z, etc. – é que você precisa “largar tudo” para ser feliz. Parece que empregos convencionais não trazem mais satisfação profissional, ou então não são tão legais para compartilhar no Facebook ou Instagram. Parece até que quem não quer seguir por este caminho diferentão está errado, quadrado, coxinha…

A verdade é que você pode fazer o que você quiser na vida, inclusive construir uma carreira nos moldes tradicionais. Qual é o problema de conseguir um emprego em uma empresa que tem tudo a ver com você e dar o seu máximo para crescer lá dentro? O importante é fazer o que você ama e realizar um trabalho que permita que você seja fiel aos seus valores!

Leia também: 5 passos para encontrar o seu trabalho perfeito.

Descubra o seu lugar no mundo profissional

Você sabia que a 99jobs criou um teste para você descobrir quais são os seus valores no trabalho? O 99match te ajuda a entender um pouco melhor todas as características do seu comportamento profissional que muitas vezes nem você mesmo percebe. Ao final do teste, a gente te mostra quais são as empresas e oportunidades que têm maior sinergia com os seus valores!

Mas por que trabalhar em uma empresa que combine com você é tão importante? Bem, para começar, esta é uma das maneiras mais eficientes de ser feliz na sua vida profissional! Você encontra mais propósito e significado no seu trabalho, sente-se mais motivado e acaba se engajando muito mais para ajudar a companhia a conquistar os seus objetivos – e, no fim, sente-se parte do time vencedor!

Fazer o que ama

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
7

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)