Inquietaria

Por que você não pode ter medo de errar no trabalho

Tempo de leitura

Se errar é humano, por que a gente se sente tão transtornado ao cometer um erro? Nós vivemos em uma cultura profissional que é realmente bastante exigente, mas que não irá te condenar por causa de um deslize. E, mesmo assim, a gente sente medo, limita a nossa criatividade e até procura outra pessoa para culpar pelos nossos erros.

A gente quer te mostrar que não precisa fazer nada disso. Temos cinco razões pelas quais você deveria abraçar os seus erros no trabalho e evoluir com eles! Pense assim: se a tia que fez a restauração desastrosa do Ecce Homo (essa aí que está na capa deste post) ainda continua viva, livre e até pintando (sim, e fez até uma exposição com 28 novas obras de sua própria autoria) não é você que precisa se preocupar em fazer uma cagada ocasional, né?!

Cometer um erro não é motivo para demissão

Muita gente tem medo de errar achando que será demitido por isso. Podemos te dizer uma coisa: a maioria das empresas não está tão preocupada com isso quanto parece. A não ser que seu erro tenha comprometido o sucesso da empresa, ele provavelmente será apenas motivo para uma leve advertência, muitas vezes acompanhada de um feedback para que você aprenda algo com a situação e não cometa mais este erro! 😉

Leia também: 10 comportamentos que te tornarão um profissional melhor

O medo de errar compromete a inovação

O pessoal do Facebook tem vários cartazes com frases que remetem à cultura organizacional da companhia espalhados pelos seus escritórios. Uma delas é: “imagine o que você faria se não sentisse medo”. E esta, segundo eles, é uma máxima por lá. Eles não têm medo, inclusive, de questionar ou contradizer o Mark Zuckerberg se acharem que têm algo pertinente a dizer para ele.

E é assim que a empresa se mantém inovando, sem medo de criar algo novo, pois sabem que eles podem errar e crescer com este erro. Imagine quantos “produtos” eles não criaram por lá que não deram em nada. Você também não precisa ter medo de errar: se arrisque mais nas suas ideias e você verá que conseguirá desenvolver trabalhos ainda mais incríveis!

Leia também: Sobre como surgiu a 99jobs e não ter medo dos próprios erros

Resiliência é a palavra do momento!

Uma das grandes características que os recrutadores buscam em seus candidatos hoje em dia é a resiliência, ou seja, a capacidade enfrentar situações adversar e não se deixar abalar com isso. Cometer um erro e ser repreendido pelo chefe é um ótimo momento para você mostrar que dá conta do recado: assuma o erro, aprenda com ele e faça o melhor que você puder para fazer um puta trabalho legal na sua próxima oportunidade.

Leia também: 4 formas de mostrar a habilidade que os recrutadores mais buscam no momento

Assuma a culpa pelos seus erros e aprenda com eles

Já falamos no tópico aí de cima sobre assumir a culpa…, mas por que você deveria fazer isso? Primeiro, ninguém gosta de um profissional que fica colocando a culpa nos outros. Tudo bem que eles também podem ter culpa pelo erro, mas o mais importante nesse momento é você ter consciência da SUA culpa e não fugir dela – assuma as consequências e mostre que você é maduro para lidar com isso.

Segundo, lembre-se do velho ditado “é errando que se aprende”. Isso vale tanto para o trabalho quanto para a vida: se você continuar colocando a culpa de tudo o que acontece com você em outras pessoas, você nunca irá aprender nada. Reconheça o seu erro, avalie o que você poderia ter feito de diferente e pare de pensar o que as outras pessoas envolvidas na cagada poderiam ter feito diferente; isso é problema delas, não seu!

Leia também: O que podemos aprender com as desculpas que arranjamos?

Não se preocupe com os erros e seja mais feliz

Quando você está tão focado em realizar um trabalho perfeito, as chances de você deixar que pequenos erros te deixem mais preocupado e estressado e que, no fim das contas, você acabe perdendo o prazo de entrega, são grandes! Pense assim: é só trabalho. A não ser que você seja um cirurgião, ninguém vai morrer com seu erro!

A partir do momento que você retira da sua cabeça esta autopunição ao cometer erros, você consegue encontrar muito mais satisfação profissional no seu trabalho. Isso porque você verá o desafio das tarefas a serem realizadas de forma muito mais positivas, terá um relacionamento melhor com os colegas de empresa e sentirá muito mais confiança para fazer coisas bacanas na empresa.

Leia também: 3 explicações do porque os millennials estão infelizes no trabalho

Descubra o que você ama

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
4

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!

Espalhe
[sharify]


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)