Inquietaria

Na L’Oréal tem Bermuda Sim! Leve essa ideia pro seu trabalho também

Tempo de leitura

Sabe aquela sensaçãozinha térmica que te faz querer levar um gelo do crush pra ver se refresca? Pois se tem uma turma que sabe bem isso é a dos prezados rapazes e senhores de roupa social. Esses passam apertado. O paletó até deixa de ser obrigatório no verão, mas a calça nem pensar. É o que acontece na maioria das grandes companhias do país, mas que, em fevereiro deste ano, deixou de acontecer num lugar chamado L’Oréal. Lá, enquanto durar o verão, toda sexta-feira pode ir de bermuda sim! A gente conversou com alguns dos envolvidos na adoção dessa iniciativa, que, sendo homens, estão felizes da vida!

Siga a L’Oréal e saiba das oportunidades por lá

LOréal Bermuda Sim

A demanda pela bermuda começou lá atrás, digamos, desde que faz calor no Rio de Janeiro (aliás, no verão nenhum lugar parece habitável #TeamInverno), e a conversa era do tipo: “Impossível trabalhar nesse calor e essa roupa não ajuda em nada”, “Não tem coisa pior que sair do ônibus, andar 1 minuto e já estar suando (de novo)”. Justo. Justíssimo.

Resultado: uma hora não deu mais, a proposta foi levada ao comitê executivo da L’Oréal, foi discutida, votada e (\o/) aprovada! E assim nasceu a primeira sexta com bermudas!

LOréal Bermuda Sim 4

Para o Genesson Honorato, analista de RH (de meias coloridas lacradoras), a mudança veio este ano porque “vivemos em um tempo onde as relações estão mudando bastante, e dentro disso as relações no trabalho também”. Um tempo em que, segundo ele, estamos desmistificando conceitos sobre o espaço de trabalho. E não é?

Os planos na L’Oréal agora são dois: 1) observar o impacto das bermudas sobre o bem-estar e a motivação do pessoal e, dependendo de como for, 2) expandir o Bermuda Sim para todas as sextas do ano e, quem sabe, deixar livre para todos os dias! O entusiasmo claramente já é maior e começa antes mesmo de chegar ao escritório. “Quando saí de casa me deu a impressão de que o dia seria bom, que seria mais leve e descontraído”, conta o Ailton Soares, analista de Inteligência de Mercado.

EITA!!! Acabamos de receber por WhatsApp a informação de que a L’Oréal decidiu manter o Bermudas Sim valendo para o ano inteiro – e já propõe as boas práticas. A notícia chegou depois do fechamento da matéria e estamos trazendo ela aqui em primeiríssima mão! #FuroDeReportagem #NoIntervaloDoFantastico

Loreal bermuda sim

E aí? Se você quer levar essa ideia pra sua empresa também, acho que já tem tudo que precisa. O case completo. Tô errado?

Continuando aqui! Quando perguntei ao Ian Regufe, analista de Remuneração, se algum acontecimento marcou ele desde que as bermudas foram aceitas, ele disse que foi a reação dos amigos. “No começo, a adoção das bermudas foi ironizada, mas quando viram que o posicionamento era sério e que todos compraram a ideia, o sentimento passou de ironia a inveja”, ele brinca.

Enquanto isso nos bastidores… a gente conta também!

LOréal Bermuda Sim 3

Como era de se esperar, teve de tudo: desde caras mais tímidos até aqueles super à vontade. “No princípio as pessoas ainda ficaram meio receosas de serem julgadas, então, parte veio com bermuda e camisa polo, outros com bermuda mas de camisa social, e outros ainda de calça jeans mas com a bermuda na mochila para ver como seria a adesão geral. Depois do 1º dia, todos já estavam confortáveis para vir de bermuda. Inclusive a diretoria”, o Ian compartilha. E olha só a rapazeada toda reunida aqui!

LOréal Bermuda Sim 2

E o que fica de mais legal dessa experiência? Ian diz que a liberação da bermuda é simbólica de algo ainda maior. Porque mostra que a empresa está disposta a fazer o necessário para tornar o ambiente de trabalho o mais acolhedor possível (UPDATED: e fez mesmo). “É uma mudança de cultura e que reflete os novos tempos”, complementa, “onde a empresa precisa olhar para dentro, para seus colaboradores, pois eles serão os grande porta-vozes da empresa para o mundo.” #LOreal #BermudaSim

Conhece o L’Oréal Brandstorm? Como assim não? Conheça agora!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
5

Tags:

Pensa que escrever pode ser uma forma de tornar as ideias mais acessíveis. E que quem não se posiciona escolheu o lado opressor.


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)