Inquietaria

Faça o mapa da sua carreira e prepare-se para o futuro

Tempo de leitura

Uma das melhores maneiras de entender para onde vamos é saber de onde viemos. E não podemos pensar diferente disso quando o assunto é carreira: é fundamental entender o caminho que percorremos até chegar na nossa atual situação. Você está procurando emprego? Quer mudar de área? Está trabalhando com o que não gosta e não sabe como mudar isso? Você definitivamente deveria fazer o mapa da sua carreira.

Como fazer?

O processo é simples: faça uma lista dos principais acontecimentos que afetaram a sua carreira. Podem ser pessoas que você conheceu, cursos que fez, decisões que tomou, os empregos que conquistou e os que perdeu. Coloque a lista em ordem cronológica e faça comentários sobre como você se sente em relação a cada uma dessas experiências.

Leia também: Como escrever o seu perfil profissional

Entenda o que você fez de certo e errado

Certo e errado são dois conceitos muito perigosos e, por isso mesmo, você precisa ter bem definido o que cada um significa para a sua carreira. Primeiro, você precisa entender para onde você quer ir; o famoso “aonde você quer estar daqui 5 anos”. Para isso, você precisa criar o seu plano de carreira, entender quais são os seus objetivos profissionais e o que você precisará realizar para alcança-los.

Feito isso, o certo e o errado irão se revelar com facilidade: certo é tudo aquilo que você fez que te aproximou dos seus objetivos e errado é tudo que te afastou do seu plano. Este tipo de análise é muito interessante para entendermos o que podemos ou não repetir no futuro. Se você está procurando um emprego, por exemplo, e percebeu que a última empresa por onde passou não trouxe nenhum benefício para a sua carreira, fuja de experiências semelhantes a esta.

Leia também: Como fazer o planejamento da sua carreira

O que você poderia ter feito de diferente?

Você já sabe o que você fez na sua carreira e as consequências boas ou ruins dos seus atos, ou seja, você consegue ter a noção do que fez de certo ou errado. É claro que é impossível adivinhar o que teria acontecido se você tivesse feito algo de diferente na sua história profissional, mas nunca é tarde demais para tentar esse “algo de diferente”.

Olhando para trás, para o que já passou, é mais fácil percebermos onde poderíamos ter feito algo diferente ou inusitado. E é justamente isso que você deve fazer agora: coloque as observações no seu mapa de tudo que você teria feito de outra forma. Agora pense como você pode fazer diferente agora! O que ainda faz sentido tentar?

Você não precisa largar tudo para fazer algo inteiramente novo, mas você pode traçar novos caminhos para a sua carreira, caminhos diferentes que você ainda não experimentou e talvez te levem a lugares muito mais interessantes dos que o que você já chegou até agora. E é por isso que chamamos de “mapa” de carreira. Explore novas possibilidades.

Leia também: Como fazer (ou não) uma mudança de área profissional

Aprenda a contar a sua história profissional

Uma das grandes vantagens de fazer um mapa da sua carreira é entender os momentos cruciais da sua carreira, conhecer a sua história profissional! Além de entender quais são os melhores caminhos para você seguir a partir daí, existe outra valiosa lição que você pode tirar deste exercício: aprender a contar a sua história profissional.

Uma vez que você entende quais os principais marcos da sua carreira, os principais aprendizados, as experiências profissionais mais interessantes, você consegue montar uma história para contar para os entrevistadores. E é claro que este assunto sempre vai aparecer em uma entrevista de emprego e quanto mais preparado você estiver, maiores serão as suas chances de conseguir o trabalho! 😉

Leia mais: Recrutadores do Google, Tumblr e Microsoft dão as suas dicas sobre entrevistas de emprego

Encontrar o trabalho dos sonhos

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
7

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)