Inquietaria

#DescubraEmpresas | Raízen

Tempo de leitura

No #DescubraEmpresas de hoje vamos falar da Raízen, a companhia brasileira que é uma verdadeira sumidade quando se fala em energia. Se você ainda não conhece a Raízen, tudo bem (só não fala alto para não ficar feio :p). A gente te dá uma mãozinha nessa, mas já adverte: alto risco de você gostar muito e acabar querendo ir trabalhar lá. Topa? Então, aqui vamos nós!

Siga a Raízen e saiba das oportunidades

giphy (5)

QUEM É A RAÍZEN

O que a Raízen faz bem?

Da próxima vez que pensar em energia, você vai lembrar da Raízen. Afinal, você acaba de ficar sabendo que a Raízen atua em todas as etapas da produção de energia. E já é uma das maiores do mundo nesse aspecto.

Eles são responsáveis pelo cultivo da cana, produção do açúcar (seu cafezinho pode ter Raízen, os docinhos que você come podem ter Raízen), do etanol e de energia elétrica. Aí você pensa: caramba! Calma, que a gente não acabou. Sim, a Raízen ainda comercializa e distribui tudo isso que produz, tanto dentro do Brasil quanto fora.

E o propósito da Raízen?

A missão da Raízen está bastante ligada a causar um impacto positivo na vida da gente, sem degradar o meio ambiente para isso – o que já dá um brilho nos olhos de pensar.

Nas palavras da própria companhia, seu propósito é “Prover soluções de energia sustentável, através de tecnologia, talento e agilidade, maximizando valor para os clientes e acionistas, e contribuindo para a sociedade.”

O que a Raízen tem de mais incrível?

Daria pra lotar um estádio com todos os colaboradores da companhia. São cerca de 30 mil. Mas a melhor parte é saber pelo que tanta gente está trabalhando. A Raízen conduz projetos vanguardistas, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar.

Não para por aí. Há mais de 14 anos, existe uma Fundação Raízen, que oferece qualificação profissional, educação e cidadania, no interior de São Paulo e em Goiás. Mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas já foram beneficiadas com as ações realizadas. Tem coisa mais bonita?

O IMPACTO & AS OPORTUNIDADES

Qual vai ser o impacto do meu trabalho?

Basicamente, você vai ser co-responsável pelo movimento de grande parte dos automóveis nas ruas e estradas (graças aos combustíveis), pelos eletrônicos ligados (e tudo que funciona com energia) e até responsável por levar doçura (literalmente) para o dia das pessoas. Pouca coisa, né? Mal dá para medir até onde vai a influência de uma companhia assim.

Uma vez lá dentro, o que vou ter de bom?

Na Raízen, parece que existe uma fusão entre a energia que a companhia produz e a sensação no dia a dia. Por lá, tudo é muito dinâmico. “É preciso ser resiliente”, o pessoal brinca. Praticamente não há burocracia que estrague a tomada de decisão. “Não tem marasmo”, os problemas e as demandas surgem, e são resolvidos logo. “Aqui ninguém fica entediado”, é o que se ouve.

O que faz a Raízen diferente de outras empresas?

Uma companhia desse porte que leva a sustentabilidade a sério, como um de seus pilares centrais, é, sem dúvida, algo a se reconhecer. Isso sem falar da possibilidade de visitar as plantações para acompanhar de perto a origem de todo o processo. Que tal?

AS PESSOAS & A CULTURA

Qual costuma ser o perfil da equipe?

“Somos uma gigante com cara de startup”, essa foi a fala de um colaborador da empresa que expressa muito bem o que se vê na Raízen. Vontade de fazer o negócio crescer, sem querer passar por cima de ninguém, mas com a consciência de que o trabalho em equipe é a melhor estratégia.

E o clima? E a cultura da Raízen?

Quem gosta de se comunicar vai se sentir em casa. O clima é de acolhimento e relacionamento. Logo, se você gosta de estar em contato com as pessoas, de conversar pessoalmente, e chegar junto a uma solução, ótimo!

Em relação à cultura, não poderia ser diferente: desafios e metas elevadas são parte da rotina. Para lidar bem com isso, o pessoal na Raízen indica questionar, não ter medo de perguntar, ainda mais porque as lideranças, eles confirmam, são bem acessíveis. Ouvir, absorver e aprender: esse é o caminho. Depois, é pegar e fazer você mesmo(a). Pelo menos, é esse nível de autonomia que a Raízen espera de você.

#Raizen #EnergiaQueMobiliza

RAÍZEN POR RAÍZEN

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
294

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)