Inquietaria

Como pedir demissão do meu trabalho estável para abrir uma startup f#@% minha vida

Tempo de leitura

Bon Scott já cantava que ‘It’s a long way to the top if you wanna rock and roll…‘.

Ali Mese tinha o emprego dos sonhos em uma grande empresa de consultoria. Salário alto, benefícios bacanas e uma carreira promissora pela frente. Mas, como muita gente por aí, Ali começou a ter dúvidas sobre carreira. A solução que ele encontrou? Largar tudo e começar de novo, do jeito dele. Ele publicou um artigo muito bacana contando como foi essa trajetória. Fica a inspiração para quem está pensando em empreender – e não, não é fácil!

Dois anos depois, Ali consegue trabalhar de qualquer lugar do mundo, produzindo conteúdo e até dando cursos – inclusive, o post dele foi escrito enquanto o moço curtia um belíssimo dia de praia na Tailândia…

1-sBuRRRIbuqXm-0xo_eIleQ

Para ajudar futuros empreendedores, ele listou coisas que ele gostaria de ter aprendido antes. Estamos falando de 5 perguntas que você deve saber responder muito bem se quiser ser um empreendedor de sucesso:

1. Você sabe lidar com a pressão social? 

‘Mãe! Pai! Pedi demissão. Quero fundar uma startup’

Minha mãe quase teve um ataque do coração. Não é o tipo de coisa que uma mãe perfeccionista, que me incentivou a me formar nas melhores universidades e com as melhores notas, quer ouvir’.

Não, não vai ser tão fácil fazer as pessoas entenderem, inclusive família e amigos próximos. Principalmente no início, já que um novo negócio dificilmente vai prosperar do dia para a noite.

2. Você tem alguém que te apoie? 

Sinta-se sortudo se tiver alguém que realmente embarque nessa com você.

3. Você tem dinheiro para se manter por pelo menos um ano? 

Multiplique essa quantia por três! Gastos surgirão dos lugares mais improváveis possíveis. Acostume-se com a ideia de ter um apartamento menor e um estilo de vida menos glamuroso. Enquanto o sucesso vai chegando aos poucos, o dinheiro pode ir embora numa velocidade assustadora. Saiba lidar com isso.

4. Está preparado para dormir poucas horas por dia? 

Ali saiu do mundo corporativo pensando que finalmente teria mais tempo livre para trabalhar só quando ele quisesse. Errr… não! Empreender é como ser mãe ou pai. Tem que estar o tempo todo focado na missão 🙂

Segundo ele, são muitos perrengues por trás do que a gente mostra para o mundo – como as fotos incríveis no Instagram.

5. Qual é a sua definição de sucesso?

A gente bate bastante nessa tecla por aqui. Simplesmente porque a resposta dessa pergunta é o que vai desenhar sua vida profissional. Cada um tem uma prioridade diferente. E é por isso que a ideia de que todo mundo tem que fazer mais ou menos a mesma coisa faz cada vez menos sentido.  Você pode passar a vida toda trabalhando pelo sonho dos outros. Ou pode decidir trabalhar pelos seus 😉

Quer mais inspiração? Ali compartilha várias outras dicas sobre o que está aprendendo com essa jornada!

Texto originalmente publicado no Medium e traduzido livremente pela equipe do Inquietaria.

Descubra o que você ama

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!

Espalhe
[sharify]


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)