Inquietaria

Como parar de odiar a segunda-feira

Tempo de leitura

Você estende ao máximo o seu domingo para a segunda-feira nunca chegar? Já começa a semana mau humorado e estressado? Fica contando os dias para a sexta chegar logo para você ficar “livre”? Então tem algo de errado no seu trabalho – ou então você se deixou contaminar pelo sentimento de que segunda-feira é um dia a ser odiado simplesmente “porque sim”.

Separamos algumas dicas para você passar a encarar a segunda-feira de uma outra forma, começar a semana bem mais disposto e ser muito mais feliz no seu trabalho – e na sua vida.

Identifique o que está de errado no seu trabalho!

Você deveria começar a semana empolgado e cheio de energia. Se este não é o caso, então provavelmente tem algo de errado no seu trabalho. Identifique os problemas que você está passando e encontre soluções para eles. Se descobrir que você definitivamente está no emprego errado, comece a fazer um plano para procurar um novo que tenha mais a ver com você. O que não dá é para continuar encarando a segunda-feira como o pior dia da semana, né?

Veja as empresas com oportunidades abertas na 99jobs!

Pare de falar para todo mundo que você odeia a segunda-feira

Você aí que vive dizendo que odeia a segunda-feira… por que você faz isso? O primeiro passo para começar a semana com pé direito é deixar de “reclamar” tanto! Sério, pare com isso; é chato. Ao invés de ficar remoendo as coisas ruins, pense no lado positivo do seu dia.

E também pare de idolatrar a sexta-feira

Sexta-feira, assim como a segunda, é só mais um dia. Quanto mais você pensar nele como o melhor momento da sua vida, mais você começará a considerar o seu trabalho como algo ruim, diminuindo a sua motivação e engajamento profissional. Encare todos os dias como os melhores da semana! Não se importe tanto com o calendário e comece a pensar no que você irá realizar e aprender naquele dia.

Planeje o seu dia no dia anterior

Ao invés de se deixar abater pela “depressão” do fim de tarde que parece assolar toda a classe trabalhadora, comece a planejar como será o dia seguinte. Estabeleça algumas metas alcançáveis do que você precisará realizar na segunda-feira (seja no trabalho, nos estudos, na busca por um emprego, etc.), ter uma lista de afazeres é uma ótima forma de começar o dia com um objetivo em mente e ter mais motivação e foco para encarar a semana.

Durma cedo no domingo à noite

Muita gente não quer o domingo acabe e fica tentando prolongar o final de semana. Se você é uma dessas pessoas, o melhor que você tem a fazer é deixar esse hábito de lado e começar a ir cedo para a cama. A ciência já provou que dormir bem é uma ótima forma ser mais feliz no dia seguinte. Pode parecer algo que a sua mãe te diria, mas se você quer acordar bem na segunda, esta é uma boa dica.

Para entender melhor a ciência por trás disso, Po Bronson e Ashley Merryman explicam no seu livro NutureShock que “estímulos negativos são processados pelas amídalas e as memórias positivas ou neutras pelo hipocampo. Dormir pouco atinge o hipocampo mais intensamente que a amídala. O resultado é que pessoas que dormem pouco não reconhecem as memórias prazerosas enquanto se lembram as memórias ruins muito bem”.

Pense na segunda como o começo de uma nova oportunidade

Segunda-feira é o primeiro dia de uma nova semana, e esta é a sua oportunidade de realizar algo relevante na sua carreira e na sua vida! Aproveite que você está cheio de energia e com as ideias frescas do final de semana e use isso a seu favor: dedique-se ao que é mais importante e faça um trabalho ainda melhor do que na semana anterior.

Alegre o dia das pessoas ao seu redor

Existem duas coisas que a ciência provou serem altamente eficazes quando o assunto é ser feliz: sorrir e ajudar outras pessoas. E por que não fazer isso logo no começo da semana? Chegue no trabalho de bem com a vida, cumprimente todo mundo, distribua uma porção de “bom-dia”, fale das coisas boas do seu final de semana (e pergunte sobre as delas) e ofereça ajuda para os colegas que estiverem precisando. O professor Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, afirmou em seu livro Flourish: A Visionary New Understanding of Happiness and Well-being que “nós cientistas descobrimos que fazer atos de bondade produz o único e mais confiável aumento momentâneo no bem-estar de todos os exercícios que nós testamos”.

Descubra o que você ama

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
2

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!

Espalhe

Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home1/ninenine/public_html/inquietaria/wp-content/plugins/sharify/admin/sharify_count.php on line 24

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://inquietaria.99jobs.com/como-parar-de-odiar-a-segunda-feira/): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home1/ninenine/public_html/inquietaria/wp-content/plugins/sharify/admin/sharify_count.php on line 24


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)