Inquietaria

17 cientistas da Microsoft revelam o que esperar para 2017

Tempo de leitura

O final do ano está chegando, e a época de “listas” e “predições” para o futuro já começou. Pensando nisso, o blog da Microsoft convidou 17 cientistas mulheres para contar um pouco do que podemos esperar para 2017 e a opinião delas sobre o que pode estar acontecendo em questão de tecnologia no mundo daqui à 10 anos, ou seja, 2027.

Seguindo o foco da empresa em construir um futuro mais justo e igualitário, o canal não convidou essas 17 cientistas à toa. Mesmo representando cerca de 50% da população mundial, mulheres representam menos de 20% da parcela de graduadas em áreas da ciência.

A intenção é mostrar que mesmo a indústria sendo dominada atualmente por homens, não só no dia a dia das empresas, como na mídia, existem sim mulheres brilhantes na área de tecnologia e que suas vozes devem ser ouvidas. E agora, vamos ouvir um pouco o que elas têm a dizer sobre o nosso futuro próximo e não tão próximo assim?

Realidade Virtual

Mar Gonzales Franco, pesquisadora da Microsoft Research NExt

realidade-virtual

Em 2017 veremos o surgimento de dispositivos de realidade virtual que apresentam melhor rastreamento de corpo. Um resultado positivo disto será a capacidade de experimentar a personificação de avatares virtuais a partir de uma perspectiva em primeira pessoa.

Em 2027, teremos sistemas de realidade virtual onipresentes que fornecerão experiências multissensoriais ricas. Usando esta tecnologia, os seres humanos vão treinar, recalibrar e melhorar seus sistemas perceptivos. No futuro a experiência de realidade virtual se expandirá para outras modalidades sensoriais, incluindo os dispositivos tácteis com haptic.

Pesquisa e armazenamento de informações

Susan Dumais, cientista e diretora do laboratório de pesquisa em Redmond, Washington

data-star-trk

Em 2017 a aprendizagem profunda na busca e na recuperação da informação se tornará mais robusta. Ao longo dos últimos anos, vimos avanços em reconhecimento de fala, compreensão de imagem e processamento de linguagem natural, que foram conduzidos por novas arquiteturas de aprendizagem. No próximo ano, os modelos de aprendizagem continuarão a melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa na web e levarão a melhorias gerais na compreensão de documentos e na articulação de consultas.

Qual será o principal avanço ou tema de discussão na busca e recuperação de informações em 2027?
A caixa de pesquisa desaparecerá. Estamos vendo o início desta transformação com consultas faladas, especialmente em ambientes móveis e casa inteligente. Essa tendência irá acelerar com a possibilidade das consultas incluírem som, imagens ou vídeo, e com o uso de contexto para recuperar proativamente informações relacionadas ao local atual, conteúdo, entidades ou atividades sem consultas explícitas.

Inteligência Artificial

Katja Hofmann, pesquisadora no laboratório de pesquisas em Cambridge, Reino Unido

artificial-inteligence

Em 2017, os jogos de computador irão ocupar um lugar central no desenvolvimento da Inteligência Artificial. As plataformas de experimentação baseadas em jogos, como o Projeto Malmo – que minha equipe e eu desenvolvemos para permitir a experimentação da IA em Minecraft – permitirão testes rápidos de novas idéias. Estamos agora no ponto em que podemos começar a entender como a IA pode aprender conosco e colaborar para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Em 2017 temos um grande potencial para capacitar as pessoas e ajudar-nos a enfrentar os principais desafios globais. O tópico mais importante de discussão é como garantir que até 2027 esses avanços e grande potencial se traduzam em tecnologia de IA que resulte no maior benefício possível para a sociedade.

Para continuar lendo as predições das cientistas da Microsoft, você pode clicar aqui!

Descubra o que você ama

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!

Espalhe

Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home1/ninenine/public_html/inquietaria/wp-content/plugins/sharify/admin/sharify_count.php on line 24

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://inquietaria.99jobs.com/cientistas-da-microsoft-revela-o-que-esperar-para-2017/): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home1/ninenine/public_html/inquietaria/wp-content/plugins/sharify/admin/sharify_count.php on line 24


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)