Inquietaria

5 habilidades do século 21 que talvez você não tenha

Tempo de leitura

Chegamos no século 21 sem carros voadores por todos os cantos, pílulas de comida, máquinas do tempo e roupas metálicas. Parece que muitas das previsões de “De volta para o futuro” estavam erradas, mas o nascimento de diversas novas habilidades do século 21 necessárias para atuar no mercado de trabalho foram certeiras.

gif

Para atuar no nosso mundo em transformação constante, é preciso combinar as habilidades cognitivas, intrapessoais e interpessoais: conhecer estratégias e processos de aprendizagem, saber lidar com questões emocionais e com nossa expressão destas emoções e desejos junto à sociedade.

E dentro das habilidades cognitivas, o século 21 alimentou alguns conhecimentos técnicos que passaram a transformar como nos inserimos no mercado de trabalho. Hoje é preciso atuar com representações variadas, como diagramas, representações numéricas, matemáticas e simulações, ao mesmo tempo em que se cria uma postura social e questionadora do mundo. Veja aqui algumas habilidades essenciais para te auxiliar nisso!

Programação

Você provavelmente já sabe que tudo que envolve tecnologia tem algo de programação por trás. Esta habilidade provavelmente será como nossa segunda língua em pouco tempo, para deixarmos de ser passivos com relação aos dispositivos e plataformas que mais trabalhamos hoje.

Programar é um processo de criação, de pensar em coisas que nunca existiram, planejar novas soluções para os problemas, organizar informações e estar constantemente aprendendo coisas novas, isso tudo feito por meio de códigos. Quer saber mais sobre essa área? Comece a fazer cursos em plataformas como a Codeacademy, Codeschool e CodePen.

Design Thinking

Em um mundo em transformação, é preciso sair da caixinha. O design thinking é uma estratégia ideal para isso. Como início dos processos de planejamento, ele é essencial para a imersão nas atividades e para entender padrões de comportamento e ações que virão a seguir.

Com pensamento crítico, criativo e alguns processos básicos, o design thinking ajuda a organizar informações e ideias, tomar decisões e aprimorar projetos por meio da prototipação. Já existem milhares de plataformas e ferramentas que auxiliam na compreensão e no uso do Design Thinking para os projetos. Uma forma importante de começar pode ser lendo o livro “Design Thinking” do Tim Brown.

Marketing Digital

Já imaginou o quanto você pode ganhar sabendo qual seu público-alvo certo, criando conteúdos segmentados, aplicando técnicas de SEO, criando campanhas de e-mail marketing e enviando a mensagem certa, para as pessoas certas, no momento certo?

Isso é o marketing digital, estratégia que cresce cada vez mais com o Inbound Marketing e o potencial das mídias como forma de criar um relacionamento com o público e de mensurar os resultados exatos de cada ação. Você pode encontrar cursos para começar a aprender um pouco mais sobre Inbound Marketing e outras estratégias de marketing digital em plataformas como a Resultados Digitais e o Hubspot.

Internet das coisas

Aqui é talvez onde mais podemos ver o futuro pela ótica dos filmes e obras de ficção. O objetivo da internet das coisas é conectar dispositivos, criar uma harmonia simples e funcional entre os objetos, plataformas e ferramentas que utilizamos no dia a dia. Isso é feito por meio de sensores inseridos em objetos de nossa vida cotidiana, que por meio de estímulos conseguem reagir de forma inteligente. A programação é grande parte do que move a internet das coisas e os dois caminham juntos para pensar em formas mais funcionais de trabalhar neste meio.

Storytelling

Quer se dar bem no mercado de trabalho contando histórias? O storytelling é uma metodologia utilizada para associar os serviços ou produtos que você tem a oferecer com histórias reais ou não. Com textos, imagens e sons utilizados de forma estratégica nas plataformas ideais, você cria personalidade para sua marca cativar e se conectar com o público certo. Tudo dentro de sua marca ou empresa deve ter uma razão para existir, e é também a partir das histórias que você pode criar esta razão.

Quer descobrir qual é o seu lugar no mercado profissional para aprender as habilidades do século 21 que mais se encaixam com você? Faça o teste da 99jobs e saiba mais sobre quem é você trabalhando!

CTA-MASTERTECH

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
9

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)