Inquietaria

O Guia definitivo para parar de procrastinar [com gifs]

Tempo de leitura

1. Planeje seu dia na noite anterior.

Não precisa abrir uma agenda, planilha, nem nada do tipo… mas tentar listar o que você precisa fazer no “notes” do seu celular já é uma bela ajuda.

2. Tarefas mais chatas de manhã.

Não enrola não, melhor tirar logo da frente as coisas que você não curte tanto…

giphy

3. Uma de cada vez.

Melhor fazer as tarefas maiores de uma vez só, sem micro-tarefas (ou emails) no meio!

4. Multitarefas pode também, dependendo do caso.

Não é o cenário ideal, mas se você está fazendo algo mais “mecânico”, nada impede de ouvir notícias, podcasts ou qualquer outra coisa ao mesmo tempo.

giphy-1

5. A regra dos dois minutos!

Essa é simples: se uma coisa leva menos de 2 minutos para ser feita, faça na hora! Responder alguém, um e-mail simples, uma busca, enfim…

6. Não esquece a listinha!

Lembra daquelas anotações que você fez antes de dormir? Mantenha essa lista perto, pra não começar a enrolar como se não tivesse mais nada pra fazer.

giphy-4

7. Lista do “amanhã eu resolvo”.

Por mais categoricamente planejado que o seu dia seja, vão surgir novas tarefas durante ele. A listinha do “amanhã” ou “mais tarde” é bem útil nesse sentido.

8. Encontre o seu sistema.

Cada um funciona de um jeito: agenda, planner, post it, Trello, planilha, Wunderlist, Any.do, bloco de notas… Encontre a ferramenta que funciona pra você!

giphy-2

(P.s: Isso mesmo, os Simpsons previram que você faria listinhas…)

9. Eficácia é a palavra!

Tentar realizar as tarefas da melhor maneira, no menor tempo possível: esse é o sonho!

10. Prioridades.

Mesmo que você estruture tudo loucamente e detalhadamente em uma planilha (que você gastou 3h para fazer, e não precisava…) essa lista precisa ter prioridades, e muito provavelmente são as coisas que você está adiando por não querer fazer…

giphy-6

11. Mapa mental.

Mapa mental é um jeito legal de definir sua lista de prioridades e que ações você precisa para cada tarefa! Aqui tem 7 opções.

12. Acorde mais cedo.

É bom? Não. É fácil? Muito menos. Mas, começar o dia “na frente” de algumas pessoas, pode ser uma vantagem na hora de cumprir suas tarefas.

13. Stop.

Faça uma pausa, porque ninguém é de ferro – aí você decide, pode meditar de manhã, sair tomar sorvete depois do almoço, utilizar a técnica Pomodoro…

giphy-3

14. Uma hora vai…

Todo mundo tem “uma hora” em que é mais produtivo: manhã, tarde, madrugada… – descubra a sua.

15. Delegar.

Desapega, pede ajuda, descentraliza!

16. Não recrie a roda.

Na hora de fazer uma tarefa, dá uma olhada em como pessoas que você considera referência fazem ou fizeram. Não precisa criar um novo processo.

giphy-5

E aí, essa lista te ajudou, atrapalhou ou só tinha uns GIFS engraçados mesmo?!

Ah, se você tiver mais alguma dica para parar de procrastinar, manda pra gente! (mas não no horário em que você deveria estar fazendo as suas tarefas… afinal, isso seria procrastinar e significaria que o post não serviu pra nada)

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
21

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)