Inquietaria

10 coisas que você precisa saber para ter uma carreira em tecnologia

Tempo de leitura

Você tem se empolgado mais do que o comum com as tecnologias, quer saber o que rola por trás de uma interface mobile, está buscando informações sobre o setor e se encantando com algumas soluções?

É muito fácil se apaixonar por esta área que reúne um infinito de possibilidades e que pode ser tão transformadora. Mas antes de começar uma carreira em tecnologia é importante ter algumas coisas em mente.

gif-star-trek

1. Qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode começar uma carreira em tecnologia

Tecnologia para todos parece slogan ruim de programa da TV Cultura, mas a verdade é que uma carreira em tecnologia pode ser para todos sim. Não importa se você é de humanas, se nunca teve contato com uma linha de código, se não faz a menor ideia de como funciona um aplicativo.

Hoje em dia o que se vê é um contato mais passivo com as tecnologias, a interação é muito maior do que a criação, apesar do potencial para inovar ser gigantesco. Afinal, opções de plataformas e ferramentas não faltam, e o Scratch é um exemplo disso. Aventure-se um pouco nesse meio e você já vai perceber como não é tão impossível assim.

2. Não é preciso largar tudo para começar a trabalhar com tecnologia

Talvez você já tenha uma carreira de que gosta em outra área, talvez só esteja interessado em aprender uma nova habilidade. O importante é que não é preciso largar tudo para começar a trabalhar com tecnologia, e é essencial que todos comecem a aprender mais neste campo.

A linguagem da programação se tornará cada vez mais uma segunda língua obrigatória no mundo. Aprender programação é entender o que acontece com a maioria dos dispositivos com os quais temos contato mais próximo. É ser um pouco menos alienado e um pouco mais ativo com relação às tecnologias que utilizamos.

3. Só um passo é um passo

Mas é claro que nada vai acontecer se você ficar parado. Nós somos o que fazemos, e não o que temos a intenção de fazer, então vai logo procurar um caminho para começar sua carreira em tecnologia. Trabalhar com tecnologia irá exigir muito esforço, muito trabalho e, principalmente, muita curiosidade para seguir aprendendo.

4. Saber um pouco de tudo ou tudo de pouco

Quem você quer ser dentro de TI: a pessoa que sabe um pouco sobre todas as áreas ou quem se especializa em um só setor? Profissionais que possuem um perfil mais generalista normalmente tem maior habilidade para lidar com pessoas, para integrar equipes e auxiliar na gestão de projetos.

Estas pessoas podem gerenciar áreas técnicas criando projetos de implementação e planos de soluções em tecnologia nos diversos setores: desenvolvimento, banco de dados, infraestrutura.

Entretanto, se seu perfil é de quem curte ir até o fim com uma só tarefa, um só assunto, uma só área, é preciso se especializar. Escolha entre os setores de redes, arquitetura da informação, programação, processamento, segurança, sistemas, banco de dados e outras. Busque por cursos, eventos, contatos relacionados à sua escolha e não deixe de aprender nunca.

5. Bons contatos são importantes

Você tem falado com pessoas que já conhecem de tecnologia? Esse é um dos mais importantes passos para se inserir no meio, fazer networking, criar contatos e seguir com fome de aprender cada vez mais. Estar perto de quem entende daquilo que queremos conhecer nos motiva a ir atrás, nos ajuda nos primeiros passos e ainda é um grande empurrão para a maioria dos empregos na área.

6. Nem sempre é preciso cursar uma universidade

“Certo, mas não tenho paciência nem idade para cursar quatro anos de ciência da computação.” A notícia boa: isso nem sempre é preciso. Existem diversas plataformas online que oferecem cursos gratuitos ou pagos para começar a aprender sobre tecnologia. Algumas delas são a Coursera, Codeacademy, W3schools e o Codeschool. Além disso, existem os bootcamps, programas de aprendizado imersivo sobre um assunto em particular, como os oferecidos pelo MasterTech.

7. Tudo muda o tempo todo no mundo

Como diria Lulu Santos. Na tecnologia isso não poderia ser mais verdade. Toda hora surgem oportunidades de criar algo novo, de trabalhar com soluções novas, de investir em projetos diferentes que podem dar muito certo. Para ter uma carreira em tecnologia é preciso estar sempre ligado nas novidades e olhando para os velhos problemas por outras lentes para encontrar novas soluções.

8. As tecnologias emergentes estão nos transformando e você pode fazer parte disso

Internet das coisas, mobile, big data, impressora 3D, realidade virtual e aumentada. Já pensou em fazer parte das tecnologias que prometem transformar o mundo nos próximos séculos? Todos estes campos têm possibilidades imensas para serem trabalhados de forma mais intuitiva, facilitadora e humana, e você pode fazer parte disso.

9. O que não falta é oportunidade de emprego

Está preocupado se irá conseguir um emprego? Esse talvez seja o menor de seus problemas. O setor de tecnologia da informação é enorme e cresce cada dia mais, mas ainda é bastante carente em profissionais preparados para atuar em cada área. Segundo o estudo Networking Skills in Latin America, até 2019 o gap entre a demanda de profissionais para trabalhar com tecnologia e a quantidade total de empregados chegará a quase 450 mil vagas só na América Latina.

Mas para estar dentro de uma dessas vagas é preciso ter as certificações necessárias para cada emprego e saber como se inserir no mercado de trabalho. Veja como você pode aumentar suas chances de conseguir um emprego com a 99jobs aqui!

10. A tecnologia está no mundo inteiro, você também pode estar

Quer trabalhar com algo que pode te levar a qualquer lugar do mundo? A linguagem de código é universal, não importa se você está no Brasil ou na Namíbia. É por isso que existem tantas plataformas de código aberto e que tantas coisas são desenvolvidas em conjunto. Com uma pequena olhada no Github já é possível notar o quanto isso é universal. Você pode estar em qualquer lugar do mundo por meio dos códigos, basta começar.

Esse conteúdo foi feito em parceria com o MasterTech. <3

CTA-MASTERTECH

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
2

Tags:

Cuida de comunicação e conteúdo na 99jobs, acha estranho falar dela mesma na 3ª pessoa (ué, acho mesmo), sabe de tudo (ou procura no Google) e adora ficar nesse eterno gerúndio 24/7 chamado internet!

Espalhe

Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home1/ninenine/public_html/inquietaria/wp-content/plugins/sharify/admin/sharify_count.php on line 24

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://inquietaria.99jobs.com/10-coisas-que-voce-precisa-saber-para-uma-carreira-em-tecnologia/): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home1/ninenine/public_html/inquietaria/wp-content/plugins/sharify/admin/sharify_count.php on line 24


Queremos te conhecer melhor. Topa responder 4 perguntas sobre quem é você?

Leva só 1 minuto e 46 segundos :)